quinta-feira, 24 de março de 2011

Menos homem?



       A sociedade decidiu o formato de homem. O modelo de pessoa de sexo masculino ideal. Me pergunto se há algo de ruim nisso, minha resposta é não.Não. Mas como todas as outras moedas, esta também tem dois lados. O dicionário de Língua Portuguesa define como homem a "Pessoa do sexo masculino que demonstra força, coragem ou vigor.",concordo que o sexo masculino, às vezes, tem mais força física que a mulher, mais vigor, mas nem sempre demonstra mais força abstrata e até mesmo a física. E outra: a definição do dicionário é muito precária. Vale adaptá-la à realidade. Perguntei a uma amiga a visão de "pessoa do sexo masculino" que ela tem e a resposta foi a seguinte: - Ah! Definir homem é maior merda. Não que cada um funcione de uma forma, mas existem varias maneiras de um homem ser. Sem generalizações.- Levando em consideração que Nelson Rodrigues escreveu que "toda unanimidade é burra", pensando e analisando o comportamento de todos os seres viventes que convivem comigo: acho a definição e rotulação de forma generalizada e humana burra.

      Da mesma forma que faz com o homem a sociedade rotula a mulher. Tenho certeza de que se eu parar e perguntar a qualquer homem se ele concorda com as mulheres quando estas dizem que eles e todos os outros da mesma espécie são iguais e não prestam em contrapartida receberei respostas negativas a isso. Levando para outro lado e perguntando às mulheres se elas vêem com coerência as afirmativas masculinas de que elas são todas iguais e que não devem ser vistas com respeito e valorizadas sempre porque uma ( conhecida, desconhecida, uma ou mais da mesma forma que o homem) delas mereceu ser tratada assim alguma vez a resposta seria: Não! Pelo menos a maioria (sem rotular, claro!). O dicionário define a mulher como "Cônjuge ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual.", mas quem disse que as que não têm relação sexual não são mulheres? Faz sentido? Não totalmente. Você quer ser definido? Nascer pré-disposto a ser algo que as pessoas com as quais você convive decidiram?


         Não sou o padrão! E isto não me faz menos homem da mesma forma que as mulheres que não demonstram aquela sensibilidade não deixam de ser mulheres por causa disso. Quem disse, além do dicionário, que homem só demonstra força e vigor? Quem proibiu o sexo masculino de ter sensibilidade se quiser? Digam-me quem teve a idéia de que a mulher só pode ser considerada mulher se há relacionamento sexual? Quem disse que o dicionário está certo? Quem disse que ele está errado? Quem disse que o ser humano precisa ser rotulado?

        Um sujeito que não demonstra tanta brutalidade não é menos homem. A virilidade é algo que não se mede apenas pela observação do comportamento. O fato de um cara não gostar de futebol ou não demonstrar essa tal "brutalidade" exigida pela sociedade o tempo todo não significa que ele sente desejos sexuais por outro homem.

       De qualquer forma, o segredo de viver bem está em entender que "cumprir a vida é simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente",mesmo que um medíocre venha e pendure em seu rosto uma placa com uma descrição irreal a seu respeito apenas pela diferença exteriorizada por você em relação aos outros habitantes da maravilhosa merda social em que vivemos. Enfim, sou diferente, isso não me faz menos humano, nem menos homem, nem significa que sinto desejos sexuais por pessoas do mesmo sexo que eu. Sou hetero, mas sou incomum e tenho aversão à mediocridade do rótulo imposto. Não terminei este texto, acho que ele é um daqueles sem fim, que a vida escreve e continua escrevendo. Darei continuidade na próxima semana a este mesmo assunto. Termino oferecendo um cordial "VÁ À MERDA!" àqueles que tentam pendurar placas na minha cara. E a resposta? A incógnita de hoje tem como resposta: NÃO! Menos homem, não. Homem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário